domingo, setembro 04, 2005

Fortes da Barra do Tejo


Olá meus Caros!

Creio já ter publicitado isto uma vez. Mas não é demais repetir, pela qualidade e valor destes eventos.

A Confiquatro, empresa vocacionada para o desporto/turismo náuticos, tem um programa muito rico e interessante de passeios no rio Tejo.

De entre eles destaco "Fortes da Barra do Tejo (Lisboa - Oeiras)", por ser aquele que para o nosso Concelho é o mais relevante.
A história de Oeiras é indissociável da história dos seus fortes. Estes foram edificados para garantir a defesa da barra do Tejo e impedir o acesso de esquadras inimigas à capital, Lisboa. Em 'bom português', "Quem quiser conquistar Lisboa têm primeiro que se haver co' a gentes d' Oeiras..."
E que experiência mais fascinante que ver os fortes do ponto de vista do 'inimigo', isto é, vê-los do mar? E, já agora, compreender 'in loco' a inexpugnabilidade dos mesmos e a quase impossibilidade de surpreender os lisboetas sem perder centenas de homens e dezenas de navios nesta autêntica muralha de pedra e fogo?

O passeio rio abaixo passa por: Torre de Belém, Forte de São Bruno de Caxias, Forte da Giribita, Forte de João das Maias e Forte de São Julião da Barra. Ao longo do percurso são também visíveis: Forte do Areeiro, Forte do Catalazete e Feitoria. Isto tudo sem esquecer a magia do Forte/Farol do Bugio.

Mais informações: www.confiquatro.pt

nota: esta mensagem é simultaneamente distribuída aos grupos 'OeirasReminiscente' em http://br.groups.yahoo.com/group/OeirasReminiscente/ e 'o Olharapo de Oeiras' (mailing list privada)

Sem comentários: