terça-feira, julho 18, 2006

quem tem MEDO do Oeiras Local?


Caros visitantes, em primeiro lugar quero pedir desculpa pela grande extensão deste post. Ela justifica-se pela gravidade da questão.
Para muitos de vós o nome "OEIRAS LOCAL" nada diz, por isso o melhor é começar por esclarecer do que se trata.

"Oeiras Local" é o nome de um blog criado em Abril de 2005 por Joaquim José de Carvalho e Melo, no qual tive o privilégio de colaborar, e que teve como objectivo falar de Oeiras, segundo se lia nos seus 'estatutos', escritos pelo próprio: "Temos por objectivo falar sobre tudo o que de alguma forma tenha a ver com Oeiras, contribuindo desta maneira para melhorar a qualidade de vida no nosso concelho, mas sobretudo incentivar a participação activa, na qualidade de Cidadão", e lia-se ainda: "Porque falamos de Oeiras - falamos aqui sobretudo da sua história, das suas gentes, dos seus recantos, das personalidades, das políticas, dos seus governantes, dos problemas, das soluções, do seu futuro. Este é um ponto de encontro onde a liberdade responsável conduz a palavra escrita, que aqui divulgamos!"

Por motivos que agora não interessam, por volta de 16 de Março de 2006 a gestão do blog passou a ser feita por uma outra pessoa.
Razões ainda por apurar levaram ao desaparecimento do blog. No dia 13 de Maio de 2006 o mesmo foi apagado pelo gestor, contra a vontade expressa de colaboradores e visitantes, sem qualquer explicação plausível.
Ainda hoje causa espanto a todos a forma abrupta e intempestiva como o blog foi apagado. E muitos se interrogam sobre a razão que presidiu a esse 'apagão'... sobre quem quis calar o Oeiras Local... a quem é que ele incomodava...

Neste mesmo dia, ante a surpresa causada pelo desaparecimento do blog, um novel blog foi criado pela mão de Isabel Magalhães, colaboradora do anterior blog, aproveitando o título acabado de desaparecer.
No essencial os objectivos mantinham-se os mesmos - FALAR DE OEIRAS num espírito livre, democrático e descomprometido ideológicamente, isto é, sem que o blog tivesse qualquer conotação partidária, sendo os comentadores e colaboradores, obviamente, livres de defenderem as políticas e os partidos que quisessem; a única exigência é que tal fosse sempre feito com correcção, cordialidade, sem insultos e sem recorrer a linguagem obscena, o que ia ao encontro do espírito do anterior Oeiras Local.

Neste novo Oeiras Local podia-se ler: "e o OEIRAS LOCAL renasceu, com o mesmo título, em homenagem ao seu fundador - JJCM - que tanto empenho pôs no projecto inicial, projecto esse que se irá manter segundo o modelo de participação alargada aos que quiserem colaborar na divulgação dos interesses do Concelho de Oeiras."
A "declaração de intenções" pode ser lida AQUI


Agora começa um 'thriller' digno do CSI - MIAMI que até envolveu ameaças pessoais de agressão e tudo...

Quase desde o seu início, este novo Oeiras Local começou a ser alvo de ataques, perpetrados por 'comentadores' escudados no anonimato.
A maior parte destes ataques pretendiam ser 'críticas' à gestão do blog, procurando impor a este um modelo de gestão, como se o blog tivesse herdado alguma coisa do anterior, ignorando completamente que este era um novo blog, com algumas características similares ao anterior, é certo, como no caso do espírito de debate franco e aberto, mas completamente NOVO, logo com uma gestão e uma dinâmica diferentes e com outros objectivos e outra linha editorial.

Um blog que apesar de ter o mesmo título do anterior O.L. e uma apresentação gráfica quase igual, se pretendia afirmar como um NOVO espaço de comunicação e debate em Oeiras. Nomeadamente integrando outros e novos colaboradores, alguns do anterior O.L., abordando outras temáticas, mais voltado para a cultura, o desporto e o ambiente e menos para a politiquice político-partidária, sem pôr de lado o debate político, visto que afinal ele está presente em tudo. Neste sentido logo no início foi feito um convite à participação de todos como membros da equipa redactora em formação, se o desejassem, ou enviando mails para publicação, se assim o preferissem. Na verdade, poucos foram o que aderiram ao convite, nomeadamente os 'críticos' que refiro...

Isto não foi entendido por muitos dos então surgidos 'críticos' (em rigor, meros criticistas), que queriam ver neste novo Oeiras Local como que uma extensão do anterior (muito mais politizado, nomeadamente em certa direcção), e que nas intervenções que faziam se limitavam a 'dizer mal' do blog, sem apresentar qualquer contribuição, nomeadamente apresentando temáticas para serem exploradas no blog, enviando contribuições por mail ou, como referi, inscrevendo-se como membros redactores. Não eram muitos estes 'pseudo-comentadores' e cedo se começou a percebe o 'estilo' deles.

Como afirmei, cedo começaram os ataques ao Oeiras Local, nomeadamente ataques directos à minha pessoa e à criadora/gestora do blog, Isabel Magalhães. Naturalmente, visto que na fase inicial de lançamento do mesmo éramos os únicos colaboradores, os únicos a postar alguma coisa no blog, apesar dos imensos convites feitos à participação de quem a quisesse ter, logo éramos os mais 'visíveis'.

A demonstração de que o objectivo era mesmo só atacar o blog, e não o fazer qualquer crítica construtiva, mesmo que discordante, era vísivel no nível dos comentários.
Estes não faziam qualquer referência ao assunto do post que pretensamente 'comentavam'...
Nem sequer disfarçavam, comentando o post primeiro e depois fazendo o ataque ao blog. Não, estes comentários entravam logo a matar! A zurzir, a achincalhar o blog, com insultos ao mesmo e à minha pessoa e à Isabel Magalhães, alguns dos quais é melhor nem referir porque eram dignos de um carroceiro.

Da apreciação do ritmo destes 'comentários', deu para inferir e notar que determinados eram feitos quase sempre ao sábado, pelas 9h. da manhã. Outros surgiam a outros dias e horas, mas num ritmo concertado, a denunciar uma estratégia combinada.

Aqui ficam, para já, algumas das pérolas e dos mimos com que temos sido agraciados, colhidas nos comentários. É certo que as mesmas são apresentadas aqui fora do contexto original, mas quem tiver paciência para tanto, encontra-as no arquivo do blog, abrindo as caixas de comentários, onde poderá também constatar que tanto eu como a Isabel sempre agimos com correcção, sem recorrer ao insulto, não dando qualquer razão para este rol de disparates:

- Amigo José António, não ferva em pouca água, que não é de todo necessário. Seja mais ponderado, e quando o sentir... guarde-se no silêncio... que às vezes vale mais que mil palavras!!!....

- Caríssimo José António: Ouvi dizer que ali prás bandas de Setubal, a Sardinha e o Carapau são Reis no Fogareiro!! (aproveite o fim de semana, e dê lá um saltinho, a ver se aprende qq coisinha com a boca!...

- Este oeiras local não passa de um belo saco de gatos enfandonhos. É tão lindo ver os artristas unidos ao sabor da oposição, nem que seja a troco de bananas e palavrinhas pró ego vá-se lá saber de quem!

- Sabe Isabel, eu se fosse a si, teria muiiiito cuidado, para não cair nessa (demonstrada) Tentação de pisar o risco, que é a mesma coisa que dizer "Carregar na tecla DELETE"!!!

- Piscando o olho aqui e acolá, até pode ser que consigam!.... mas não sei porquê, eu hoje já só acredito nas ACÇÕES! (de palavras, está o Mundo - e o Oeiras Local tb - CH...

- (como o post, e o trabalhinho de redacção nunca acaba, nada como ser a 1ª a comentar o seu próprio post! ;) chamo a isto um nome - que nem é feio - e qualifica o (novo, este) Oeiras Local!... Tiques que dificilmente se perdem quando se ganham!.... DESNGAVETADOS À ESPERA DE APRECIAÇÃO!

-Devolvo-lhe a graça, dizendo-lhe simplesmente que Patéta e sem qualquer objectividade parece ser mesmo o seu forte, [este foi para um comentário, aliás correctíssimo, feito pela Isabel Magalhães]

- «cesta secção» (o post!) é no mínimo um qualquer (e excelente) exemplo de despudor informativo que reina nesta "cúpula" do Oeiras Local...

- Afinal, sempre (de sal e pimenta na mão) é claro a ausência de limites e a imensa FALTA DE IMAGINAÇÃO dos actuais "autores" deste nuvelle Oeiras Local!

- Ganda soda me saiu este José António. Além de "arrotar postas de pescada" (daquela mesmo, que antes de ser já o era!), ainda vem práqui falar da possibilidade do uso do humor em doses de "pitada"! O Homem, enxergue-se. (...) Ganda soda me saiu este artrista....

- O Anómalo José António, (para quem apregoa com tantos dentes esse azedo desprezo), gosta de passar sobre si, a ideia de bem educado, cortez, senhor recto e de boa compustura, mas de vez em quando, estala todo o verniz, com a falta de charme que nele se armazena à falta de tanta arte! Estive a ler e reler o seu texto (...) para quem não sabe entender a critica alheia, mesmo quando vem apregoar exactamente o que Não Practica: "Mente Aberta"! Já percebi que é um sujeito muito pouco permeável, e de ideias muito Pré-feitas, de poder de encaixe, muito débil. Fique descançado "inimigo" José Antóino. não o picarei mais... você até merece... Mas (e apenas para terminar), É um facto que sempre que aqui alguém se expõe num sentido um pouco diferente do seu, este IGNÓBIL José, age sempre da mesma forma, lembrando-me muito aquela famosa frase «quem não está comigo, está contra mim». Moral da História: Caríssimos Participantes do Blogue Oeiras Local, Participem, dêem tudo de vós, digam de vossa alma, falem de Coração, etc, etc, mas nunca... Nunca se ponham dum lado qualquer diferente da posição/opinião deste nosso Cromo-SuperSapienSapiens. Seguramente ele agirá sega e loucamente contra Vós!!! (Xem nexexidade!). Fooooooge!! (...Soda é Pouco!... ;)

- aliás você não sabe dizer mesmo outra coisa! Até me parece, não o Cherne, mas um autentico Bacalhau!!!
enfim.

- Vou ter que avisar o Nuno Mendes, para oferecer um conjunto de super cola 3 a este Artistartolas Antóinne.

- Este blog transformou-se numa bela merda...

- À Isabel Magalhães: Se alguem toma atitudes pouco dignas é você..

- A mim parece-me que este blog está a tornar-se um bocado laranjinha...

- O que de facto enjoa, é a falta de extrutura mental, que Isabel/José evidenciam,

- estou chocado com a censura deste novo e sempre teimosamente infantil espaço, legado de outros tempos (bem recentes!) em que serviu de exemplo a muitos blogs noutras paragens. irremediávelmente este OL é, de forma nada organizada, um local que daqui para a frente deixará de existir na minha lista de "favoritos" do browser.


Devo referir que a partir de determinada altura, depois de muitos avisos e pedidos de compreensão e de contenção na linguagem deste 'comentador', que insistia em achincalhar as pessoas e o blog, depois da afirmação de que o blog estava aberto a todas as opiniões, discordantes ou não, mas para FALAR DE OEIRAS..., muito a contragosto e porque alguns comentários começaram a utilizar uma linguagem que de nenhum modo podia ser permitida num blog que se queria minimamente decente, e porque começaram a incomodar alguns leitores, que o manifestaram em comentários, por respeito pelos visitantes, que não tinham que ser sujeitos àquele regabofe, os mesmos foram simplesmente APAGADOS. Ao abrigo, é claro, do direito e da responsabilidade que qualquer gestor de um blog tem de manter um determinado nível na linguagem utilizada no blog que gere, como acontece aliás em qualquer meio de comunicação. Qualquer editor de um jornal ou de uma revista não hesitará em 'rasgar' uma prosa que considere que utiliza uma linguagem imprópria, por mais 'XPTO' que seja quem a escreveu. Pelo menos nos meus tempos nos jornais diários era assim...

Impossibilitados assim certos 'comentadores' de fazerem os seus ataques furtivos e furibundos no blog, não lhes restou outra alternativa para lançarem os comentários soezes, que não fosse irem-nos fazer noutros espaços, conspurcando também esses 'inocentes'.
Isto acontece nomeadamente no blog CAIS DA LINHA, de um blogger, Nuno Mendes, que também colabora com o Oeiras Local.
Neste blog começaram a surgir, usando a mesma estratégia de comentário, ataques ao Oeiras Local, e a mim e à Isabel Magalhães, maioritariamente assinados por um tal 'censurado do O.L.', que pelo tipo de escrita, de erros ortográficos, vocabulário e sintaxe, pode ser facilmente identificado com um dos citados 'comentadores' anónimos, que enxameavam o Oeiras Local para o atacar, nomeadamente um certo 'rosmarinus officinalis'.
Também no Cais da Linha este 'comentador' deixou algumas pérolas:

- É curioso como até, (e veja-se o caso, p ex. do blogue "OEIRAS LOCAL 2"!), nos muitos espaços informativos digitais e não só, se vive hoje em dia dessa espécie de desinformação "politicamente correcta", numa espécie de moluscula estrutura (...) Goste-se (ou não!) aqui não hà de facto (como existe no Oeiras Local) Sensura. (...) E como será concerteza fácilmente ponderável pelos visados (José António/IsabelMagalhães), aqui ninguem concerteza está à espera de quaisquer Sondagens que nos aplaudam as nossas intervenções. (...) um ex-visitante (excluido pela Pandilha José/Isabel do OeirasLocal2). (...)

- pelo desrespeito com que os actuais gestores do referido blogue, nos têm "premiado" (...) repare que (nesses posts apagados) sempre que fiz uma crítica directa aos sr.s josé antónio/isabel magalhães, eles (vá-se lá saber porquê!?...) pura e simplesmente, reagiram, género aqueles putos mimados e muito parvos, que esborrachão as formigas que passam, só porque lhes dá imenso gozo!.... o mínimo que se esperaria, seria tentarem (se o entendessem) expôr as suas melhores ideias (o que me leva até a pensar, que pura e simplesmente o não fazem por as não terem!) (...) ...isto até se torna uma massada... dá mesmo vontade de comparar estes senhores acima mensionados, com o árbitro Russo que nos ARBITOU o jogo com a Holanda, (...) o anónimo mais sensurado do Oeiras Local2


Deixo agora aqui alguns excertos dos poucos comentários, meia dúzia, que, pelo seu teor, geralmente ofensivo e que em nada contribuía para as matérias em apreço nos posts que 'pseudo-comentavam', foram apagados:

- ...só falta aparecer a Chinhorapintoira a dijer: Chêde bem vindo chinhor "Papa" ao novelichimo oeiras local. umespacho que che quer livre e demo-crático.

- E se fosses dar uma doce e meiga beijoca a tua mulher. Andam outros a comer a tua mulher enquanto andas por ai armado em cabrão .

- Eheheh!! Eu já adivinho! Não é que antes mesmo de entrar aqui nesta "caixa", e vendo que o artigo apresentava um unico comentário, abeirou-se-me a ideia, de que sendo escrito o artigo (tendo sido postado) pelo ZéTó, que o dito comentário só podia mesmo ser da Belinha?!?! :) É deveras essa a imagem, que estes dois artistas aqui conseguem dar do Oeiras Local2, uma espécie de Jogo de Ping-Pong, onde as metas/objectivos "informativos", se escondem por uma ansia ingénua do género: «Oh pra mim!»

- José António/ Isabel (conversem com o Nuno, que ele parece-me ser um Bom estratega!....): Quanto a Vocês (vá-se lá entender porquê?!) ainda não perceberam que o vosso maior Capital, (meditem nisto se assim o entenderem) deitam-no fora, desbaratadamente, em cada gesto vosso, em que tentam "limar" arestas (vá-se lá perceber tb esse vosso CLARO - e CARO!- GESTO de transformar o então Oeiras Local nesta espécie de Colmeia, de Vespas Invasoras do ESPAÇO DIGITAL CIVICO e ÚNICO que foi este blogue numa Versão "AC"!!....) (...) É aliás isso que me dá imenso gozo (excepto, quando tentam à Lei da Estupidez natural enganarem os "vossos" Leitores, como se fossem Burros de esticar a mão género reflexo condissionado, a gritar palavras d´ordem de que género Sejam!...), (...)


Mas as coisas ainda não pararam. O blog continua a ser atacado, agora também por um tal 'politicopata':

- Este blog....continua a ser...uma bela merda!
- Este Blog é uma caca!

Sobre o politicopata tenho a dizer que o blog dele até está linkado nos meus blogs pessoais, porque o achei interessante, e que ele foi de início convidado a participar no Oeiras Local, coisa que nunca aceitou, sem qualquer explicação que, obviamente, também não tinha que dar a ninguém.
Por isso não se entende esta raiva que agora demonstra contra o Oeiras Local, em especial na pessoa da Isabel Magalhães, e que tanto quanto fui informado ele expressa inclusive no seu próprio blog pessoal e no Cais da Linha. Foi convidado. Não aceitou participar. Agora anda a achincalhar e a azucrinar...


Isto é aquilo que se sabe, porque... quem sabe o que estes senhores (e talvez outros) andarão a espalhar por aí, pela blogosfera, noutros blogs, a respeito do Oeiras Local!?


O que se sabe é que existem 2 ou 3 anónimos (talvez sejam só uma e a mesma pessoa...), dos quais um assina ora de uma maneira ora de outra, com um nome ou pseudónimo que até pode ser falso, mas que se identifica bem pelo tipo de escrita (patente nos exemplos anteriores), que procuram por todos os meios denegrir a imagem do Oeiras Local, com uma clara intenção de causar o caos, desestabilizar, fazer bagunça, e com isso levar ao seu fim. O que obviamente NÃO vai acontecer!

Os ataques são tão frequentes e com uma tal sanha que fazem pensar que já se tornaram numa obsessão. Numa coisa DOENTIA! Em algo de um espírito desequilibrado e DOENTE que não tem a noção da realidade, de que o Oeiras Local é APENAS um blog e nada mais que isso, igual a milhares de outros que povoam a blogosfera, e que não está no 'estatuto' do blog ser uma arma contra nada nem ninguém, comandado por 'este' ou por 'aquele', mas apenas defender a Qualidade de Vida no Concelho de Oeiras, contando para isso com a colaboração de todos os interessados. Mais, não pretende o blog ser um ringue de pugilato para se degladiarem raivosamente fanatismos e fundamentalismos político-partidários, mas apenas um palco onde todos possam em sã convivência expôr o que bem entenderem sem constrangimentos de qualquer espécie dentro do respeito pelo espírito democrático. Foi aliás isto que presidiu à minha aceitação do convite em colaborar no Oeiras Local. E se alguém é a prova da isenção partidária do blog, julgo poder dizer que esse alguém sou eu, que não tenho filiação partidária nenhuma nem sou simpatizante de qualquer partido.


Fica a pergunta: Mas afinal, QUEM TEM MEDO DO OEIRAS LOCAL...!?


A Câmara de Oeiras? Não deve ser. Raramente é citada no blog e quando tal acontece têm sido coisas muito 'soft', nada que possa assustar um autarca 'calejado'...
Algum partido político? Mas qual? Um dos poucos de quando em vez citado é o PSD, também ele quase sempre para ser elogiado e raras vezes para ser criticado...
Outros partidos? Dos quais nunca se fala? O mais lógico seria alguns dos seus filiados ou simpatizantes aceitarem o convite já feito para colaborarem...
Juízes? Advogados? Polícias? Nunca se falou de nenhum, que me lembre...
Políticos? Bem, o leque é tão vasto que se torna difícil pensar num que se pudesse sentir prejudicado, e porquê, até porque nunca se fez nenhum ataque pessoal a algum...
Empresas? Não recordo nenhuma crítica infundada ou insinuação a alguma...

Autarcas, presidentes de junta, políticos, partidos, juízes, advogados, polícias, empresas e empresários, o homem do leite, do talho...


Não, isto 'cheira-me' a 'dor de corno'!!
Trata-se de uma estratégia de ataque para calar o Oeiras Local, concertada e bem montada.

Aqui anda mãozinha de alguém, mas QUEM!?

José António
Oeiras, 18 de Julho de 2006

post scriptum 1: Na altura em que dava por terminada esta prosa, acabo de receber mais um comentário postado no Cais da Linha. Não resisto a deixá-lo também aqui, como prova da má vontade que existe contra o Oeiras Local e a irresistível obsessão de o/nos achincalhar por todos os meios. Eis o comentário:

- Anonymous said...
Boa noite Nuno, quero simplesmente felicitálo pela sua excelente opção aqui assumida!!! Entretanto não perco a oportunidade de, aproveitando o balanço, lhe lançar um ínfimo desafio... "demita-se" tb de vez do blog com características clubisticas: "Oeiras Local", pois como tem sido nos ultimos tempos apanágio daquela gente (Isabel e José Antóino) aquele espaço deixou de ser o "tal"... aberto a todos os Oeirenses. E de facto só lhe fica mal, habituados à magnífica qualidade deste reconfortante Cais, saber que o senhor ainda tenta fazer o impossível naquela porcalheira a dois. Tenho dito!
Oscar Lima - (ex blogger do OEIRAS LOCAL, do tempo do Joaquim José)

post scriptum 2: Sem ponta de cinismo, agradeço a publicidade gratuita que estes cavalheiros têm feito ao Oeiras Local nos blogs por onde têm andado a espalhar as suas alarvidades, que regista um aumento significativo de visitas, perceptível nos comentários.

post scriptum 3: Na verdade não consideramos o Oeiras Local um blog assim tão importante ou influente para que possa estar a incomodar alguém... Mas HÁ ALGUÉM QUE PENSA O CONTRÁRIO... :)

post scriptum 4: Aceitam-se e agradecem-se respostas à questão colocada.

post scriptum 5: E como isto não acaba, aqui fica um comentário do rosmarinus [referindo-se a um comentário da Isabel Magalhães], postado hoje, 18 de Julho, no Cais da Linha; repare-se na qualidade literária da prosa:

- Anonymous said... Mas que enjoa, realmente já vái até ao ponto do Vómito! Apregoa tanta laranjada, que a malta já se passa, possa!!! Esta Dª, quer transformar o Cais da Linha, num Oeiras Local 3!!! Oh mulher, enxergue-se! Que eu saiba, (e tenho visto muito!) nem o Nuno Mendes aqui chega ao ponto desse EXAGERO ALARANJADO que por todo o lado lhe transpira! E digo isto... não é por nada. Antes porque parece tão CEGA tão Cega, que o que até lhe poderia dar alguma credibilidade, rápidamente cái por terra. Onde é possivel, sustentar um blogue (falo do SEU Oeiras Local), tento por base postits, quase sempre comentados APENAS 8e destaco o "apenas"!) pelos seus 2 intervenientes, que "por acaso" até são os que lá colocam os ditos postits!?!?!?! E ainda melhor: Como é fácilmente demonstrável, à falta de trabalhinho mais apresentável,(como o aqui elaborado pelo Nuno Mendes), aproveitam-se do Nuno, expondo o seu próprio esforço, criatividade... o seu TRABALHO no Oeiras Local!!! (claro que fica-lhe "bem" tantos desses seus "abraços encantados" tanto quanto alaranjados!...) Em relação ao comentário da DªIsabel de Cima, permitam-me o reparo: Acho curioso, alguem (supostamente com alguma desenvoltura e poder de encaixe), em pleno século 21 usar comparações do género «É D'HOMEM! VERTICAL! ÍNTEGRO! ASSUMIDO! BEM FORMADO! VALENTÃO!» Afinal o Portugal dos pequeninos, tb começa aí por casa, não?! Ainda mais Belo é o exemplo: «Eu que sou MULHER, e peso pouco... dou a cara e dou o nome!» (pois mas isso é porque você não faz a mínima ideia do que é a Vida de trabalho cívico, e pensa que intervir, é AGARRAR um Blogue (que lhe caiu do "céu"), e mandar uns "bitraques" para o ar, esperando que um dia destes lhe sáia a sorte grande!) Ainda bem que é mulher (folgo em sabê-lo!) e Pesa pouco (uma Caracteristica que muito nos interessa a todos aqui no Cais da Linha!). Pode ser que com todos esses seus atributos, nos consiga um dia (quiçá!?) voltar a demover o pessoal a escrever no seu insólito Blogue (quase às moscas) Oeiras Local! É que se não sabe, já deveria ter entendido, que ao contrário do que o povo diz, não basta ter unhas para tocar guitarra! Hà-que sobretudo (e em primeiro lugar!) ter uma Boa Guitarra!!! ;) Futuro Mitigado?!?!.... O Oeiras Local, é um espaço pra morrer. passe o melhor que puder, rosmarinus oficinallis.
Nota: (Politicopata, gostava de trocar umas impressões consigo. vái uma tentativa de reconciliação?) ;) E porque não sou 'masoquista' há blogues que não me merecem uma segunda visita... É a velha anedota - "se enjoa porque é que insiste"? Obrigada Nuno Mendes pela cedência do seu espaço. Um [] social-democrata.

FIM - o que é uma maneira de dizer...

12 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Boa pergunta, J. A.!

e bom trabalho bem fundamentado e com uma excelente imagem! :)))

**** IM

José António disse...

Cara Isabel Magalhães,

A pergunta mantém-se em aberto.
Oxalá alguém apareça com dados que permitam uma ideia mais concreta sobre o assunto.

O trabalho foi sobretudo uma exaustiva recolha de dados.

A imagem é um VAMPIRO... UHUHUHUHUH... eles andam aí!

bjs,

Anónimo disse...

andem... andem!

José António disse...

Caro Anónimo,

'andem... andem!" e são MAIS QUE MUITOS!!!

Cumprimentos,

Su disse...

as pessoas dum modo geral são feias porcas e más...sim como no filme ..
o melhor é mesmo nem responder ou incentivar esses tristes...pois acabam sós, corroidos de inveja (como já estão) e nem gente são....fazem o genero de gentinha que é uma coisa :))))muito usual na net e na vida real....ser anónimo é não ser...enfim
força e nada de valorizarem esse genero de comentários, afinal são feitos com um unico proposito, criar um mau ambiente e quando não o conseguem (para isso basta fezer de conta que nem os vemos/lemos) acabam falando sozinhos.....doentes...pequeninos....coitadinhos....enfim é tanto inho que o melhor é não falar, afinal não existem...rssrss:)))))

jocas maradas

José António disse...

Cara Su,

Grato pelas palavras, tão prenhes de realismo e encorajamento.

É isso mesmo!

bjs,

FZ disse...

Apenas para comentar que o Blogger disponibiliza "certas ferramentas, gratuitas, de gestão de comentários" (isto até parece um daqueles anúncios...)

Infelizmente, cedo ou tarde elas vêm a ser-nos necessárias e são eficazes. A solução mais radical, mas, quiçá, menos "democrática", seria impedir os comentários, de todo. Não indo a este extremo, penso que se pode começar por impedir desde logo os comentários anónimos. Se o são, então não interessam a ninguém (digo eu).

Depois pode-se acrescentar a verificação de palavras, o que impede algum Spam. Por fim, é usar a moderação de comentários, para... "moderar" certas mentes... huh... "rebeldes"...

Como tudo, "no meio é que está a virtude". Ou a moderação... ;>)

Abraço!

José António disse...

Olá FZ,

É verdade e conhecemos essas ferramentas. Já as usámos no O.L., nomeadamente a de não permitir anónimos e a da moderação.
Mas queremos que aquele blog seja um espaço o mais democrático possível, onde as pessoas se sintam efectivamente à vontade para opinar sem constrangimentos, e isto implica correr alguns riscos.

Agora a única 'ferramenta' que lá temos chama-se DELETE... :)

Se alguém abusar (insultos. linguagem obscena, etc.), e já se fizeram muitos pedidos, esclarecimentos e avisos sobre isto, o comentário vai direitinho para a "Cesta Secção"!!

Abraço,

Micas10 disse...

Se um bloguinho incomoda muita gente, um blogão incomoda muitos mais...

Continuem !

José António disse...

Cara micas10,

Agradeço a visita aos meus blogs e o apoio ao nosso trabalho no Oeiras Local, um blog que queremos que esteja ao serviço dos munícipes e visitantes de Oeiras.

Sem dúvida que iremos continuar a pugnar pela qualidade de vida no nosso concelho.

Votos também de bom trabalho nos seus blogs.

Cumprimentos.

Isabel Magalhães disse...

Vim reler a 'saga'... (realmente o TRISTE 'rosmarinus oficinallis' escreve com muitos erros; parece 'cabo de esquadra' do tempo do António, o das Botas) agora que um cretino com o mesmo tipo de erros de ortografia e outro 'nick' voltou ao ataque cerrado na caixa de comentários, só que 'bate no muro' da moderação e vai para a CESTA secção.

Quanto ao 'Oscar Lopes'... vozes de burro não chegam ao céu!

Fica um abraço.
I.

Quando relembro estas tristes criaturas penso sempre na estatística 'estrondosa' dos doentes mentais em Portugal... e no mundo.

Isabel Magalhães disse...

errata: Leia-se 'Oscar Lima'!